Praia de Fora

A Praia de Fora tem seu acesso pelo canto esquerdo da Praia da Enseada, uma trilha, que passa pela Prainha da Enseada, de pequena extensão, com muitas pedras aparentes, local ideal para o mergulho livre e refugiado da movimentada Praia da Enseada.

Praia de Fora

Seguindo a trilha (também conhecida como Trilha da Ponta da Espia), passa-se por um portão de madeira, bastando empurrá-lo, e após 25 minutos de caminhada, aproximadamente 1,7 km de percurso, temos uma bifurcação, com um tronco de árvore atravessado, e neste ponto devemos seguir à direita, uma descida, única referência da saída da trilha, para a Praia de Fora. Se nesta bifurcação optar em seguir o caminho para a esquerda, serão mais 25 minutos de caminhada até o final na Praia do Tapiá.

Praia de Fora

Seguindo para a Praia de Fora, teremos uma curta descida, bem inclinada, com algumas cordas velhas para auxiliar, troncos de árvores no caminho, uma mini escalada de 5 minutos até as areias da praia.

A Praia de Fora tem uma extensão pequena, com formação de ondas suaves e contínuas, com visual impressionante da Ilha Anchieta, que parece estar muito perto, sendo possível visualizar as ruínas do antigo presídio. Em seu canto esquerdo uma enorme pedra que pelo formato parece ter sido esculpida.