Praia das Conchas

A Praia das Conchas (também chamada Praia do Lúcio), está localizada entre as Praias do Prumirim e a Praia do Félix, aproximadamente 17 Km ao norte do Centro de Ubatuba.

Praia das Conchas

O acesso usual do visitante, é feito por trilha, a partir do canto esquerdo da Praia do Félix, um percurso de 500 metros, realizado em cerca de 10 minutos, por dentro da Mata Atlântica. A chegada à praia impressiona pela enorme laje de pedra, que é preciso atravessar caminhando sobre a mesma, antes de descer até à Praia das Conchas. Algumas piscinas naturais de formam sobre esta laje.

Praia das Conchas

A Praia das Conchas é pequena, cerca de 10 metros de extensão somente, com areias brancas, e muito famosa pela sua formação calcária, repleta de conchas (justificando seu nome), com muitas pedras na orla, um entorno arborizado, com sombra, mar de águas tranquilas e cristalinas. Seu atrativo esportivo é a prática da pesca e do “snorkeling”.

Praia das Conchas

O local é muito rústico, não existe residência ou quiosque, e com a maré cheia, normalmente a praia desaparece. Também é possível chegar bem próximo a Praia das Conchas por uma estradinha secundária que sai da Rodovia Rio-Santos, deixando o veículo no final da mesma e finalizando uma breve trilha.

Lenda do Monge Amaldiçoado
De costas para o grande oceano está a figura de um monge petrificado, este escondendo sua identidade por entre o capuz que cobre seu rosto e seu manto, dando-lhe um ar de superioridade, seria uma formação rochosa natural confeccionada pela natureza?

Praia das Conchas - Pedra do Monge

Quais seriam os motivos que levaram alguém a lançar sobre o lugar a feitiçaria de transformar  as areias da praia em conchas? O monge em pedra? Bom, nunca saberemos a real resposta, existe a Lenda do Monge Amaldiçoado que tenta explicar o fato, mas se alguém teve má intenção, o feitiço virou contra o feiticeiro, pois o lugar é realmente mágico!