O acesso à Praia das 7 Fontes realizado por trilha, parte do Píer do Saco da Ribeira, passando pela Praia da Ribeira e pela Praia do Flamengo. Este percurso tem um visual impressionante, com visão para o Pier, as ilhas ao redor e a chegada ao Flamengo é uma descida de escadaria em curvas.

Praia das 7 Fontes

A partir da Praia do Flamengo, o caminho torna-se mais difícil, iniciando-se com um longo corredor, escadas e depois um percurso pela mata fechada com subida íngreme e consequente descida até a Praia das 7 Fontes.

O percurso ida e volta pela trilha, é feito em aproximadamente 4 horas de caminhada, mas também é comum a chegada por mar, e muitas escunas que partem do Pier do Saco da Ribeira ou do Lázaro com destino à Ilha Anchieta, param nesta praia para que os turistas desfrutem do local se banhando e almoçando nos quiosques.

Praia das 7 Fontes

A Praia das 7 Fontes tem este nome, por esconder em suas encostas 7 fontes de água potável, e segundo a lenda, uma dessas sete fontes de água doce, possui o elixir da juventude. As areias da praia são claras, fofa, e suas encostas são rochosas, com mata atlântica preservada ao fundo, e geralmente o mar está tranquilo. Moram no local uma pequena comunidade de pescadores, que disponibilizam alguns quiosques, facilitando a vida dos turistas que pretendem passar o dia.

Moradores mantém sua fé e simbolizam sua crença, no canto direito da praia, onde temos uma pequena gruta com imagens de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, transformando o local em uma capela. Já no canto esquerdo da Praia das 7 Fontes, inicia-se uma trilha de 45 minutos que leva até a Gruta do Pirata, impressionante por sinal.