Praia da Sununga

A Sununga é uma praia com extensão pequena, cerca de 150 metros, com acesso pelo canto esquerdo da Praia do Lázaro, normalmente com mar agitado, areia fina e clara, tipicamente uma praia de tombo, nem sempre recomendada para um banho tranquilo de mar.

praia-da-sununga-ubatuba-sp

É um local ideal para se admirar a força das ondas, principalmente durante as ressacas. As ondas vêm de encontro com a alta costeira rochosa em seu canto direito, as águas sobem e ao retornar chocam-se com a nova onda vinda do mar causando ondas desgovernadas e altas formações de “pirâmides” de água bem no centro da praia. A Sununga tem vista para o mar aberto, com a arqueológica Ilha do Mar Virado a sua frente e no canto esquerdo da praia, uma atração famosa de Ubatuba: “A Gruta que Chora”.

Por conta da formação de suas ondas desiguais, muitas vezes com formação lateral em relação à praia, o local normalmente recebe a presença de muitos praticantes de “Skimboard” que anteriormente era conhecido como “Sonrisal”, por conta da antiga forma da prancha redonda.

Os “skimboarders” adoram esta formação de onda de lado, chamada de “sider”, embora existam outros lugares no mundo com ondas parecidas com a da Sununga, caso da praia “The Wedge”, na Califórnia, no entanto, a onda na Sununga é da direita para esquerda, ao contrário da famosa onda californiana.

A Praia da Sununga, é reconhecida como a capital brasileira do Skimboard, atividade que vem ganhando anualmente mais adeptos da modalidade, que une características do surf e do skate, e cresce nos litorais brasileiros. Em 2016, o Brasil foi palco de abertura do Campeonato Mundial de Skimboard, o United Skim Tour (UST).

Abaixo, Praia da Sununga filmada por Anderson Bardul (https://goo.gl/E2HLJB) :