A Praia da Ponta Aguda está localizada no extremo sul de Ubatuba, possui larga faixa de areia, cercada de mata nativa, um mar verde e límpido, e em seu lado esquerdo, inicia-se uma trilha de 600 metros (cerca de 15 minutos) que leva até a Praia Mansa. O seu nome se dá pela existência de uma enorme costeira em seu canto esquerdo que avança ao mar, por isso, Praia da Ponta Aguda.

Praia da Ponta Aguda

Está localizada entre a Praia da Figueira e a Praia Mansa, e o seu acesso via carro é pela rodovia Rio-Santos próximo à divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba. Seguindo no sentido da Praia das Galhetas, primeira praia de Ubatuba na divisa com a Praia da Tabatinga (Caraguatatuba), após uns 5 minutos de estrada, entrar à esquerda em um entroncamento para uma pista sinuosa de 2,5 Km de terra com subidas e descidas.

Praia da Ponta Aguda entrada

No caminho há um mirante,  com uma vista lindíssima da Praia da Tabatinga, Praia da Figueira, Ilha do Tamanduá, Ilha Bela e São Sebastião. O acesso para a Praia da Ponta Aguda, também pode ser feito por trilha de nível médio partindo da Praia da Caçandoca (Trilha do Saco das Bananas ou das 10 Praias).

Praia da Ponta Aguda

Mar calmo, areia fofa e contato intenso com a natureza, são algumas das características principais da Praia da Ponta Aguda, possui areia clara, quase sempre coberta por conchas e é cortada por um rio de água salobra com uma grande população de pitus e robalos.

Praia da Ponta Aguda

É muito procurada para mergulhos nos costões, esportes náuticos e para lazer familiar, possui uma comunidade caiçara, uma pousada, um camping e poucas casas para locação, não dispõe de restaurantes, apenas um pequeno quiosque de praia.