A Praia da Almada está localizada na Comunidade da Almada, uma típica vila de pescadores composta pelas Praias da Almada, do Engenho, Lança Cavala e Brava da Almada.

Praia da Almada

O acesso à Comunidade da Almada se dá no km 13 da Rio-Santos através de uma estrada secundária conservada, com paisagem deslumbrante, e destaque para o “Mirante da Chica” que dá vista para as Praias do Estaleiro, Ubatumirim, Justa e algumas ilhas.

Praia da Almada e Comunidade

A Praia da Almada tem mar calmo, árvores centenárias, vegetação abundante e é própria para pesca e náutica, sendo um local de grande concentração de turistas, e portanto dispõe de boa estrutura comercial, com restaurante e quiosques que servem além de frutos do mar, muitos pratos tradicionais. Há mais de 20 anos, nesta praia é realizada a tradicional Festa do Camarão, na segunda quinzena do mês de julho, e os pescadores além de oferecerem peixe fresco em grande variedade, proporcionam passeios de barco.

Praia da Almada

Com uma população extremamente receptiva aos visitantes, como todo bom vilarejo caiçara, a vida na Praia da Almada segue um ritmo próprio: as condições do tempo regem as saídas dos pescadores ao mar e quando a pesca é farta é comum sua distribuição entre os moradores.

Praia da Almada

Os pescadores auxiliam o Projeto TAMAR na preservação das Tartarugas Marinhas: quando capturadas acidentalmente nas redes de pesca, são trazidas à praia e técnicos do TAMAR fazem a pesagem, medição e marcação do exemplar que logo em seguida é devolvido ao seu meio.

Praia da Almada

A Preservação ambiental é uma preocupação sempre presente na Almada: placas informativas estão distribuídas ao longo das praias lembrando ao morador e turistas da necessidade de não se jogar pontas de cigarro na areia (acredite, existem cinzeiros na praia feitos de garrafas pet), não trazer seu cãozinho ou qualquer outro animal de estimação, é proibido fazer churrasco na praia e jet ski não é permitido de forma alguma. A separação do lixo para a coleta seletiva também faz parte da rotina diária de seus moradores, bem como atividades de educação ambiental.

Abaixo temos uma “filmagem” das Praias da Almada e do Engenho, realizada por Anderson Bardul: