A Praia Brava do Camburi está localizada no extremo norte de Ubatuba, já próximo à divisa com Paraty, sendo a penúltima praia do litoral norte paulista e seu principal acesso é por trilha, que se inicia um pouco antes do quilômetro 05 da Rodovia Rio-Santos, vindo no sentido Ubatuba-Paraty.

Brava do Camburi

Há no local um estacionamento pago que pertence a uma propriedade particular e a trilha se inicia ao lado da residência e tem aproximadamente 460 metros até a praia, sendo o primeiro trecho de 250 metros muito íngreme, depois mais 210 metros plano, sempre por dentro da Mata Atlântica preservada, e o percurso total realizado em aproximadamente 15 minutos.

Também é possível acessar a Brava do Camburi por trilha, a partir do canto direito da Praia do Camburi, que tem um nível de dificuldade médio, um percurso de 2.600 metros, percorrendo trecho de Mata de Encosta, passando pela Praia da Grosa, onde existem rochas que sofreram grande desgaste.

Brava do Camburi - Ubatuba - SP

A Brava do Camburi tem águas verdes e claras, areias brancas, de orla extensa, preservada naturalmente, com mar agitado, fortes ondas, deserta, escondida entre costões de pedra, cercada por dois riachos e muita vegetação. Não oferece nenhuma estrutura turística, como presença de quiosques ou casas de pescadores, é muito procurada pelos adeptos do surfing, sendo aconselhado ao turista que se aventura em visitá-la, levar água, lanches e repelente de insetos.

Brava do Camburi - Ubatuba - Litoral Norte SP

Uma presença marcante nas areias da praia, são os Jundús, vegetação litorânea rasteira em extinção e as Maria-Farinhas, um crustáceo da família dos caranguejos, encontrado em quase todas as praias com areias claras e finas. As Maria-Farinhas são também conhecidas pelos nomes de Caranguejo-Fantasma, Espia-Maré, Caranguejo-da-Areia, Siri-Branco ou Caranguejo-Branco-da-Areia, e além de ariscos, têm uma velocidade incrível e estão sempre atentos a qualquer movimento diferente de seu cotidiano.

Brava do Camburi - Maria Farinha

Para quem gosta de camping selvagem, a Praia Brava do Camburi é recomendada, disponibilizando bica com água potável e muito espaço para armar a barraca.