Praia Brava de Itamambuca

A Praia Brava de Itamambuca está localizada na região norte de Ubatuba, e o acesso é por trilha, por dentro da Mata Atlântica, que inicia-se no lado esquerdo  da Praia de Itamambuca.

Brava de Itamambuca

Esta é uma praia de pequena extensão, não tem qualquer tipo de estrutura voltada ao turista e recebe muitos nomes: Brava da Itamambuca, Prainha ou ainda Pedrinha. A Praia Brava de Itamambuca é cheia de pedras gigantes, ornamentadas por Bromélias, Caetés, Cactos e Cipós. É necessário tomar cuidado com as ciladas da maré pois a praia é de tombo, de areia irregular, correnteza presente e com a maré alta a praia desaparece.

A dica para visitar a praia é ir cedo e voltar antes do Por do Sol, devido a pouca luminosidade na mata fechada, e ficar de olho na tábua de marés. O lugar, revela-se de fato especial, mesmo porquê aparece como num passo de mágica quando a maré está baixa e fica escondido por entre pedras, por isso para achá-lo é necessário o tempo certo, como um portal.

Praia Brava de Itamambuca

O caminho para a Praia Brava de Itamambuca inicia-se na costeira, no canto esquerdo de Itamambuca. logo após o pequeno riacho. Pode-se observar uma rocha que forma uma parede lisa, na qual está uma corda de apoio, é onde inicia-se a aventura. Ao subir a rocha apoiando-se na corda, logo encontramos raízes que servem de sustentação para a pequena escalada. Folhas em decomposição pelo caminho úmido, fazem com que parte do trajeto estreito fique enlameado.

Íngreme, o percurso exige bastante atenção para não escorregar ladeira abaixo, e às vezes, é necessário pés e mãos em ação ao mesmo tempo. Caso encontre bifurcações, o aconselhável é seguir sempre à direita, e o tempo de trilha é de aproximadamente 35 minutos. Já no alto da colina, observa-se a Praia de Itamambuca, e árvores centenárias de troncos frondosos são presentes em todo o trajeto, tais como Figueiras e Guapuruvus, existem alguns pontos de água no caminho, e muitos Jasmins perfumados.