Museu Histórico de Ubatuba “Washington de Oliveira”

Museu Histórico de Ubatuba “Washington de Oliveira”

O Museu Histórico de Ubatuba está localizado no prédio da “Cadeia Velha”, inaugurada em 1902, que é considerada a primeira construção de linhas modernas de Ubatuba no século XX.

Cadeia Velha - Sede do Museu Histórico
Cadeia Velha – Sede do Museu Histórico

A obra foi projetada por Euclides da Cunha (1866-1909), autor do famoso livro “Os Sertões”, na época, diretor da Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Viação e Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo.

Museu Histórico - Cadeia Velha
Fachada do Museu Histórico – Localizado na Praça Nóbrega região central de Ubatuba

O prédio também foi a primeira cadeia de Ubatuba, e funcionou como tal até 1976, hospedando desde presos a caminho da Colônia Correcional do Porto das Palmas, na Ilha dos Porcos (Presídio da Ilha Anchieta) até viajantes que cometiam crimes na cidade.

O prédio da cadeia velha, onde se localiza o Museu Histórico Washington de Oliveira, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal
O prédio da cadeia velha, onde se localiza o Museu Histórico Washington de Oliveira, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal

Em 2001, o prédio da cadeia velha, foi reconhecido como Patrimônio Histórico Municipal e passou a ser a sede do Museu Histórico de Ubatuba. Em seu acervo inclui desde antigos utensílios domésticos de uso diário até objetos pessoais de personalidades de Ubatuba, como o próprio “Seo Filhinho”, Idalina Graça, Madre Glória, entre outros.

Em exposição temos diversas peças ligadas ao período da escravidão e que foram encontradas nas Ruínas da Lagoinha, antiga Fazenda Bom Retiro, durante trabalhos de revitalização nos anos 2000.

Interior da Cadeia Velha - Museu Histórico de Ubatuba
Interior da Cadeia Velha – Museu Histórico de Ubatuba

Outro ponto forte do acervo é a grande variedade de artefatos provenientes da escavação de sambaquis encontrados nos sítios arqueológicos do Tenório e da Ilha do Mar Virado, além de peças de povos ceramistas do sítio cerâmico do Itaguá, pesquisas essas coordenadas pela arqueóloga Dorath Pinto Uchôa.

Artefatos provenientes da escavação de sambaquis
Artefatos provenientes da escavação de sambaquis

Recentemente, passou a fazer parte do acervo a Exposição “Ubatuba: o redescobrir da história” – projeto de pesquisa bibliográfica e documental da cidade feito pela arqueóloga Cintia Bendazzoli.

Peças ligadas ao período da escravidão e que foram encontradas nas Ruínas da Lagoinha
Peças ligadas ao período da escravidão e que foram encontradas nas Ruínas da Lagoinha

Endereço: Praça Nóbrega, 8 – Centro
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Entrada gratuita. Visitas monitoradas para grupos escolares podem ser agendadas pelo telefone: 12 3836-2047 ou por e-mail: museu@fundart.com.br.

Nesta mesma praça do Museu de Ubatuba, temos a sede da FundArt (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), localizada em um prédio conhecido como antigo Fórum de Ubatuba.

Fonte de Informações:
https://fundart.com.br/dt_portfolio/museu-historico-washington-de-oliveira/
https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/conheca-o-museu-historico-washington-de-oliveira-em-ubatuba/