A Lança Cavala está localizada na Comunidade da Almada, região Norte de Ubatuba, o caminho é o mesmo realizado para acessar a Praia da Almada e seguir para a Praia do Engenho.

Praia Lança Cavala

No canto esquerdo da Praia do Engenho inicia-se o caminho, por uma trilha chamada de “estrada”, basicamente uma subida de morro e consequente descida até a Lança Cavala, realizado em 15 minutos, cerca de 750 metros.

A praia também chamada de Laço da Cavala, de aproximadamente 50 metros de extensão, nem consta em muitos guias turísticos da cidade de Ubatuba. As imagens da beleza de uma praia com vocação intimista, com muitas pedras espalhadas na orla, atiçam nossos olhos. Antigamente os moradores do Engenho e da Almada puxavam suas redes nesta praia e pescavam grande quantidade de cavala (*), peixe muito apreciado pelos caiçaras, dai o nome Lança Cavala.

Trilha para Lança Cavala
Outra opção de acesso para Lança Cavala, é pelo mar, por caiaque, SUP ou via passeio de lancha que sai da Praia da Almada e no percurso pode-se visitar o cultivo de  mexilhões na baía. Assim como a Almada e Engenho, a Praia Lança Cavala possui águas rasas e claras, ideal para o banho de mar em família e prática do mergulho livre.

(*) A cavala é um peixe “planctívoro”, um consumidor primário, com menos quantidade de mercúrio, o chumbo, ou o cádmio. Rico em termos nutricionais, e é mais saudável do que o salmão ou o  atum, além de ser um peixe saboroso, é rico em ácidos gordos ômega 3.