Praia do Itaguá

Na Baía de Ubatuba, região central da cidade, estão localizadas as Praias do Itaguá e a do Cruzeiro (ou Iperoig) e a separação física entre elas se faz pelo Rio Tavares, junto ao Aquário de Ubatuba.

Praia do Itaguá

A Praia do Iperoig localiza-se no canto esquerdo da Baía de Ubatuba, sentido do farol e centro de Ubatuba, e a Praia do Itaguá à direita, sentido do Terminal Marítimo Comodoro Magalhães. A palavra Itaguá tem origem tupinambá e significa: “A comida de pedra”, isto é, o barreiro salitroso que os animais comem. Uma curiosidade é que pela Praia do Itaguá passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio.

Praia do Itaguá

Em sua orla temos bares, restaurantes, hotéis e quiosques que garantem a badalação próxima ao centro. Uma atração é a deslumbrante vista do nascer do sol refletido em suas águas. É muito agradável andar por esta orla, passar um tempo em seus quiosques, na temporada admirar a chegada de navios cruzeiros, caminhar ou correr.

Itaguá visto do Morro

Do Itaguá saem escunas para passeios pela baía, ou para as Ilhas do Prumirim e Anchieta. Uma estradinha a direita do trevo do Itaguá, leva ao Cais do Porto (caisão), antigo estuário onde desembarcavam todo pescado produzido na região antes da construção da Rio-Santos. Ainda temos um “portinho” com muitos embarcações, em sua maioria de pescadores antes de chegar ao Caisão.

História
Foi das areias do Itaguá, que partiu no dia 1° de junho de 1973, a canoa Maria Farinha, construída por cinco moradores do bairro, com destino a Santos. Levaram três dias para a conclusão de seu percurso, seguindo a mesma trajetória feita pelos índios Tupinambás e Manoel da Nóbrega em busca do Tratado de Paz de Iperoig (14/09/1563).

Visão Noturna do Itaguá (Filmagem realizada por @abovedrone):