Ilha dos Porcos

A Ilha dos Porcos, também conhecida como Ilha da Almada, está localizada bem à frente da Praia do Engenho, na região norte de Ubatuba, em uma área conhecida como Comunidade da Almada. Essa ilha é particular, tem uma casa e o único morador é um caseiro, e apesar disso, a praia pode ser livremente visitada e conta com uma paisagem incrível, com águas claras e transparentes. Não é uma ilha muito frequentada, um passeio bem privativo, perfeito se a ideia for fugir da agitação dos feriados e alta temporada, e o acesso mais próximo é feito pela praia da Almada, uma das ultimas do litoral norte paulista.

Ilha dos Porcos

A Praia da Ilha dos Porcos, tem uma larga faixa de areia muito fina, pequenas dunas que se movimentam, mudando de lugar de acordo com a força e a direção do vento, águas tranquilas e de grande transparência. A Ilha com 192.000m², com uma área equivalente a 92 campos de futebol, possui cerca de 2.800 metros de trilha em meio à mata nativa (Atlântica). tem área de cultivo e o tipo de costeira em areia e rochas.

A ilha tem o privilégio de ser a única com casa de veraneio no Arquipélago da Picinguaba, uma belíssima mansão com 9 suítes e vista espetacular para o oceano. Dispõe de gruta com fonte de água potável, gerador de energia, heliponto, brinquedoteca, área da churrasqueira integrada a piscina, três casas para funcionários e píer para embarcações. A sua inigualável praia particular, faz também da ilha um excelente reduto para os amantes de esportes náuticos, mergulho e snorkel.

Um verdadeiro paraíso! Por ser uma das mais importantes ilhas do Arquipélago da Picinguaba, a ilha faz parte do livro “Cenário Transcendental – De Ubatuba a Paraty” de Ricardo Arnt.

Ilha dos Porcos

A ilha foi colocada em leilão com lance mínimo de R$ 25 milhões. Quem arrematar vai levar de quebra uma casa com 1,1 mil metros quadrados, construída na década de 1990, com acabamento de primeira. Na casa existem nove suítes, uma big sala de seis ambiente e um espaço para muita gente que inclui ainda a despensa, com copos e pratos e, depois, a cozinha, com geladeira, micro-ondas e fogão industrial.

“O comprador poderá usar tudo isso, mas não vai ser dono do terreno porque a ilha é da Marinha. Os bens da União, de um modo geral, sofrem uma legislação específica. Então esse arrematante vai ter o direito, a partir daquele momento, a ser o detentor desse uso”, explica Luiz Felipe Azevedo, representante dos donos da ilha. Por ano, o imposto é de R$ 80 mil e em caso de inadimplência, ou de guerra, a Marinha pode pedir a ilha de volta.

Ilha dos Porcos por @glauco_vieira_imagens_aereas

História
Dr. Luis Roberto Silveira Pinto, ou somente Dr. Luis, como era conhecido na Comunidade da Almada era dono da Ilha dos Porcos, também conhecida como ilha da Almada. Ele foi um grande colaborador da Almada em todos os tempos que teve sua residência na praia. Dr. Luis era dono de vários hospitais em São Paulo, fundador e dono do plano de saúde Samcil e do Carvão Fortaleza entre outras coisas. Faleceu em 4 de abril de 2011 em seu escritório na cidade de São Paulo, e segundo informações, o empresario foi encontrado sentado na poltrona de seu escritório com um tiro no peito, suspeita de suicídio. Dr. Luis tinha 75 anos.