Frei Pio Populin

O franciscano Frei Pio, nasceu na Itália em 1913, chegou em Ubatuba em 1966, onde criou a ASEL (Ação Social Estrela do Litoral) em 1983, entidade que hoje seria comparada a uma ONG. Construiu a creche Francisquinho, que era mantida por esta instituição. Em 1987 criou a ordem Franciscana Secular, e Frei Pio nos deixou a seguinte mensagem: “para conseguiremos o que queremos, precisamos ter perseverança dedicação, arrojo, amor e uma grande cota de humildade.”

A obra de Frei Pio está aí, construída ao longo dos bairros da cidade de Ubatuba. São escolas, postos de saúde, creches, postos de gasolina, estaleiros de barcos de pesca, igrejas, ambiente de repouso, asilo e tantas outras atividades, sempre buscando gerar mão de obra ou suporte educacional para a população.

Frei Pio Ubatuba

Frei Pio – Texto de Silmara Torres Retti
Nascido em 17.02.1913 em Buia, de Udne, nordeste da Itália, filho de Benedetto Populin e Argentina Pauluzzi Populin, pertence a uma prole de 9 irmãos. Em 1931, aos dezenove anos, Ciro Enea Populin deu início ao seu projeto de vida, que a princípio, pensava ser missionário na China. Apesar da morte de um irmão, contou com o apoio de seus pais de forma maravilhosa.

Durante a guerra, no convento, Dominicano Padre Acerbi, que viera visitar seus confrades no Brasil, falou-lhe desta terra com tanto entusiasmo que, fez ressuscitar em seu coração a flama missionária, levando-o a pedir ao Superior para vir ao Brasil e recebendo no entanto, a resposta negativa. Quando já estava engajado numa obra, Orfanato Villaggio Santo Antônio, e já não pensava tanto nas Missões e no Brasil, veio a ordem para que viesse para cá para atender o pedido do Frei Mariano Scaini, que tentava realizar aqui a “Cidade da Imaculada”, para crianças.

Em 30.10.1958, o navio Frederico “C” do Porto de Gênova, levantava âncoras, trazendo nele, Ciro Enea – Frei Pio, que aportou no Rio de Janeiro em 10 de novembro. Foi então para a igreja de Santo André, e Seminário do Bonfim, ficando três meses, aproveitando para se familiarizar com a nossa língua. Umas duas semanas depois, num dia chuvoso, veio até Ubatuba, acompanhado pelo Frei Giocondo, que levou-o para conhecer a paróquia em todo o seu limite. Ficou em Santo André por três meses, depois foi mandado para Caçapava, com Frei Anselmo Santori.

Em 15.09.1959, festa de Nossa Senhora das Dores, iniciou a obra que hoje é tão conhecida em Santo André, a “Cidade dos Meninos”, chegando mesmo a trabalhar como operário junto com Frei Maximiliano Queirós. Quando já encaminhada a obra, foi destinado para trabalhar em Ubatuba, chegando nesta cidade em 24.07.1966, onde era Pároco, Frei Vitório Valentini.

Começou então a visitar os bairros, praias e sertões, celebrando missas, batizando e fazendo casamentos no Ubatumirim, tanto sertão como praia que eram os lugares mais carentes da Boa Nova, e a região do Ubatumirim dedicou mais atenção, extasiado com a beleza e andando por estes lugares, passou a conhecer suas dificuldades, especialmente de transportes. Veio-lhe então a idéia de adquirir um barco, conseguido por uma doação, e tinha o nome de Maria Sila, para transportar as pessoas, dando-lhes a possibilidade de trazer para a cidade, os frutos de sua terra e o produto de sua pesca.

A seguir construiu o Estaleiro, donde foi realizada a construção do pequeno barco Anita, trabalho do qual participou, o Odorico, então Frei. Em todos estes momentos um caiçara se fazia presente, o Salvador que trabalhou como mestre de barco, sendo mesmo o braço direito de Frei Pio. Ao iniciar as atividades no campo social, sentiu a necessidade de criar uma entidade que fosse a responsável pelo trabalho, e, foi então que surgiu a ASEL – Ação Social Estrela do Litoral, entidade por ele fundada e mantida através de seus pedidos de ajuda.

Frei Pio contou com trabalho voluntário de um jovem engenheiro eletrônico e três jovens enfermeiras, Agostino Gavazzi, Anita Sirtori, Franca Cracco e Serafina Fava. Neste voluntariado não havia no atendimento, distinção de credo e todos eram atendidos com o mesmo carinho e espírito Ecumênico. Neste ideal de trabalho, conseguiu atender a todas as comunidades carentes, instalando postos de atendimento de saúde, médico e odontológico, que foram substituídos mais tarde pelos postos da Prefeitura.

Em 11.04.1983, deu-se então, início ao trabalho da Creche Francisquinho, entidade mantida pela ASEL, e que tinha em sua direção os trabalhos das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis. Dentro da ASEL, executou também um projeto a muito tempo sonhado, um Centro de Encontros e Retiros, no seu recanto preferido, o Ubatumirim, e que recebeu o nome de BETÂNIA – Oásis Franciscano.

Frei Pio sempre amou profundamente Ubatuba, como se ele próprio fizesse parte desta terra. E Ubatuba também sempre o amou, por dedicar sua vida a este povo, vivendo o Evangelho de Jesus e caminhando nas pegadas de São Francisco de Assis.

Ordem Franciscana Secular
Em Julho Frei Pio colocou em prática o seu projeto para tornar presente, o carisma franciscano também entre os leigos de nossa Ubatuba, visando formar uma fraternidade da Ordem Franciscana Secular, terceira família criada por São Francisco de Assis. Foi então, que convidou cerca de sessenta pessoas, para dar início a uma formação cristã-franciscana. Porém, como todos já estavam envolvidos nos trabalhos paroquiais, o número que permaneceu foi se tornando cada vez menor.

Em dois de junho de 1988, foram admitidos os primeiros caminhantes da Ordem Franciscana Secular, durante a celebração da Santa Missa, às 19:30 horas, na Igreja Matriz, Exaltação da Santa Cruz, e então começou o tempo de iniciação para este grupo, que se tornou o grupo fundador da OFS – Ubatuba, que depois recebeu o nome de Fraternidade Santa Izabel da Hungria, em honra àquela que é a padroeira de toda a Ordem Franciscana Secular.

Em 19 de maio de 1990, foi eregida canonicamente a primeira fraternidade do Litoral Norte, em Ubatuba. Nesta mesma celebração foi dado posse ao primeiro Conselho Local, da Ordem Franciscana Secular de Ubatuba. A Ordem Franciscana Secular tem o compromisso de amadurecer vocações, numa caminhada de crescimento global, humana e cristã na escuta do chamado de Deus e da conversão contínua ao seu projeto, “passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho”. A Fraternidade Santa Izabel da Hungria, mais fortalecida, continua procurando atrair irmãos e irmãs que queiram conhecer o tão lindo ideal que São Francisco nos deixou como herança.

Biografia
Frei Pio Populin
Filiação: Benedetto Populin e Argentina Pauluzzi
Data de Nascimento: 17 de Fevereiro de 1913
Data de Falecimento: 18 de Novembro de 2009
Cidade: Buia – Itália
Ordenação: 07 de Junho de 1941
Ordem dos Frades Menores Conventuais – OFMConv.

Fontes de Informações:
http://www.matrizubatuba.com.br/site/old/pastorais/ofs.htm
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/575253