A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como “Castelo dos Arautos”,  é sem dúvida, uma grande atração da Praia do Pulso, com quase 9 mil m² de área construída.

Castelo dos Arautos

Esta construção que parece um castelo em estilo medieval, conhecido como um retiro espiritual, que sempre aguçou a imaginação dos turistas e pescadores que a observam no alto do morro.

Castelo dos Arautos

O acesso é por estrada de terra, a partir do Km 77,5 da rodovia Rio-Santos, que também leva para a Praia da Caçandoca, percorrendo 2 Km por este acesso, chegamos ao local que também ao lado é a entrada de um condomínio fechado de alto padrão.

Para erguer o empreendimento, com mais de cem cômodos, torres com guaritas, e enormes portões com 8 metros de altura, o grupo católico Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica, reconhecidos como ordem religiosa pelo Vaticano, solicitou uma autorização, para a construção do templo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004.

Castelo dos Arautos

O grupo assinou um termo de responsabilidade com o órgão, assumindo o compromisso de manter intacta a área verde nativa, e a Secretaria de Meio Ambiente e a CETESB não precisaram ser consultadas,  o que despertou a ira de ambientalistas. O “Castelo dos Arautos” permaneceu fechado ao público por muitos anos, e foi vendido em 2010 para os americanos da Sunrise Homes International, um grupo que constrói casas para estudantes em Santa Bárbara, na Califórnia.

Castelo dos Arautos

A igreja internamente é de uma beleza suntuosa, com vitrais magníficos e visão para o mar, ao lado temos uma capelinha, muito bem construída e luxuosa, e um dos destaques do local é o jardim com as 13 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho. A igreja realiza missa aberta ao público, que segue padrões tradicionais, incluindo parte da celebração em latim e vários cantos gregorianos, aos Domingos, em 3 horários: 8hs, 10:30hs e 16:30hs, sendo aberta à visitação após a missa.