A Cachoeira dos Macacos está localizada no Horto Florestal, próximo à Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), que liga Ubatuba à Taubaté, a 7 km do Centro de Ubatuba.

Cachoeira dos Macacos

Seu acesso é por uma rua asfaltada, na altura do km 89,6, antes da Ponte da Estação Experimental do Horto Florestal. Essa estrada atravessa o bairro, também chamado de Cachoeira dos Macacos, sempre com o rio ao seu lado direito. Na verdade não existe uma grande queda d´água, mas uma corredeira constante entre muitas pedras, um visual fotográfico entre a mata atlântica, muito bonito, formando vários poços de água, onde os moradores locais se divertem.

Cachoeira dos Macacos

Após cerca de 1,5 Km após a saída da rodovia, temos um local mais deserto, e também o início de uma estrada de terra batida, que leva até um ponto próximo ao topo da Cachoeira do Ipiranguinha, esta sim com uma queda d´água impressionante.

A Cachoeira dos Macacos, em tempos passados, já teve merecimento ao seu nome, quando a mata, ainda intocada pelas mãos humanas, era povoada por muitas espécies de macacos. Mas a extinção destes animais na localidade não fez com que ela perdesse o seu encanto, pois o ribeirão é limpo, com águas cristalinas, várias piscinas naturais, com lambaris e pitús.