Cachoeira dos Macacos

Cachoeira dos Macacos

Cachoeira dos Macacos é um local especial em nossa cidade, não é exatamente uma cachoeira, mas as diversas pequenas quedas d´água do local, merecem ser descrevidas neste post. Na verdade, Cachoeira dos Macacos é um bairro, que manteve seu charme mesmo após a partida dos macacos que lhe deram nome. Localizado no Horto Florestal, próximo à rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), que liga Ubatuba à Taubaté, a 7 km do centro de nossa cidade.

Cachoeira dos Macacos

Seu acesso é por uma rua asfaltada, na altura do km 89,6, antes da Ponte da Estação Experimental do Horto Florestal. Essa estrada atravessa o bairro sempre com o rio ao seu lado direito. Na verdade não existe uma grande queda d´água, mas uma corredeira constante entre muitas pedras, um visual fotográfico por entre a Mata Atlântica, muito bonito, formando vários poços de água, onde os moradores locais se divertem.

Cachoeira dos Macacos - Ubatuba

Após cerca de 1,5 Km após a saída da rodovia, temos um local mais deserto, e também o início de uma estrada de terra batida, que leva até um ponto próximo ao topo da Cachoeira do Ipiranguinha, esta sim com uma queda d´água impressionante. Se seguirmos em frente na bifurcação, adentrando na Mata Atlântica, chegamos a Cachoeira do Macuco.

A região abriga mata densa com diversas espécies de árvores, como guapuruvus e palmeiras Pati. No caminho passamos por um poço com cerca de 2,5 metros de profundidade. As águas vindas da Serra do Mar são revitalizantes até para a alma. Caminhar um pouco mais para conhecer esse paraíso vale a pena.

Cachoeira dos Macacos

A Cachoeira dos Macacos, em tempos passados, já teve merecimento ao seu nome, quando a mata, ainda intocada pelas mãos humanas, era povoada por muitas espécies de macacos. Mas a extinção destes animais na localidade não fez com que ela perdesse o seu encanto, pois o ribeirão é limpo, com águas cristalinas, várias piscinas naturais, com lambaris e pitus. Lembre-se da importância de preservar a natureza enquanto desfruta desse encantador lugar.

Mas se liga
Nunca entre em uma trilha em Ubatuba, em especial pela Mata Atlântica sem a presença de um guia credenciado. Além de mais seguro é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a cultura, as tradições e história de nossa cidade.