Praia Brava da Almada

A Praia Brava da Almada está localizada entre a Praia da Fazenda e a Praia do Engenho (ao lado da Praia da Almada), ela está inserida dentro da Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Picinguaba.

Brava da Almada

Após uma trilha rápida e íngreme de 500 metros por dentro da Mata Atlântica, saindo da Praia do Engenho, com duração média de 10 minutos, chegamos a Brava da Almada, um “point de surfing”, uma praia de vocação selvagem, mar aberto e com a natureza preservada.

Brava da Almada

A Praia Brava da Almada é quase deserta, possui apenas duas casas de pescadores e ao chegar você vai sentir que valeu a pena, pois o visual é lindo, com muitos abricoeiros e chapéu de sol. Chama a atenção o barulho estonteante das ondas e das águas chocando-se nas areias da praia, mas não se esqueça de levar água e um lanche pois a mesma não possui nenhuma estrutura de comércio.

Brava da Almada

Para chegar a Brava da Almada existe ainda uma opção de trilha saindo do canto direito da Praia da Fazenda com duração de aproximadamente 45 minutos, sendo que para este percurso é necessário o acompanhamento de monitores do Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo Picinguaba.

Brava da Almada

Outra opção é por uma estradinha secundária a partir da estrada que leva para as Praias da Almada e do Engenho, porém é importante verificar as condições da mesma, pois é recomendável veículo com tração 4×4. A Brava da Almada é uma praia excelente para prática do surf, não sendo aconselhável para o banho de mar, pois há relatos de nadadores experientes que já passaram apuros nessas águas.