O Barquário de Ubatuba é sem dúvida uma das atrações de Ubatuba, um passeio agradável, familiar com muito ecoturismo em meio a costeira de Ubatuba e passando pela maravilhosa Praia do Cedro.

barquario-ubatuba

O passeio de Barquário sem ter que necessariamente mergulhar, para poder enxergar o fundo do mar, é o diferencial oferecido. Este barco tem parte do fundo do casco transparente, feito de material à prova de choques ou a entrada d´agua, possibilitando observar o comportamento dos cardumes, tartarugas, ouriços e corais. É uma verdadeira aula de educação ambiental, e o turista se diverte e interage plenamente com as belezas marinhas.

Barquario

O barco, acomoda até 19 pessoas, e foi idealizado pelo marinheiro Peter Nobre, um caiçara que sempre trabalhou com barcos de pesca e comércio de pescados. Tudo começou quando certa vez ele teve problemas com sua  embarcação, e durante o conserto imaginou o quanto seria interessante, se pudesse enxergar o fundo do mar através de um visor.

Barquario

Após muita pesquisa, instalou em seu barco, o fundo transparente de policarbonato. Além de dispor de equipamentos de segurança, o Barquário foi projetado para atracar diretamente na areia facilitando o embarque e desembarque dos turistas.

Barquario - sob a água

O passeio tradicional dura em média duas horas, com parada na paradisíaca Praia do Cedro (Cedrinho), finalizando com cerca de 50 minutos de mergulho na Ponta Grossa, com os equipamentos de mergulho (de alta qualidade por sinal) incluídos na tarifa. Na baixa temporada são duas saídas, e na alta temporada, até cinco saídas.

Outros roteiros podem ser programados, como o passeio noturno ou com a formação de grupos, um dia completo na Ilha Anchieta, visitando todas as praias e as ruínas do presídio, por exemplo. A saída é no Terminal Marítimo Comodoro Magalhães, localizado da Praia do Itaguá, região central de Ubatuba, Av. Leovigildo Dias Vieira, 1268.

Como surgiu a ideia
De família caiçara, que vive em Ubatuba a várias gerações, Peter desde criança vive e gosta de navegar pelas águas da cidade. A paixão teve forte influência de seu avô materno, que foi mestre em uma embarcação no início do século XX responsável por levar toda produção e pescados de Ubatuba para a cidade de Santos e de lá trazer o que o a cidade precisava, já que pelas estradas circulavam apenas veículos puxados por animais. Do avô paterno veio a influência da pescaria em alto mar.

Na pesca, Peter dava manutenção nos barcos pesqueiros durante a noite. Foi durante uma dessas noites, na sala de máquina de um dos barcos,  que ele imaginou o quanto facilitaria seu trabalho se houvesse um visor pelo qual pudesse ver o hélice do motor. A ideia que para ele foi inspirada por Deus, foi crescendo em sua mente. Pesquisou, rascunhou, fez projetos. Imaginava como seria inovador um barco com fundo de vidro para que as pessoas pudessem ver o fundo do mar.

Comprou uma pequena lancha e começou a colocar em prática o que havia projetado. Testava com a família sua ideia e a reação era sempre positiva, com sorrisos e encantamento. Mas foi quando um amigo retornou do Japão que a ideia foi impulsionada, já que este havia andado em um barco com fundo de vidro nos mares da Ásia. Pesquisando agora na internet, Peter foi descobrindo ideias semelhantes a sua e assim deu toques finais a seu projeto.

Em dezembro de 2009 o Barquário estava criado, com um do maiores visores do Brasil. Instalado em um barco que favorece a acessibilidade pois Peter percebera a dificuldade que os mais idosos tinham em embarcar em outros barcos de passeio devido ao fato de não pararem nas areias das praias que visitavam. Assim o Barquário foi ganhando prestigio e encantando as pessoas que nele tinham a experiência de ver o fundo do mar. Algo inovador que deixa as férias de seus passageiros muito mais marcantes. E pensar que tudo começou em uma escura noite de trabalho na sala de máquinas.

Um Barco com fundo de vidro
O Barquário possuí um fundo em policarbonato, mesmo material utilizado em carros a prova de bala. A lancha é projetada para flutuar mesmo sem este fundo de policarbonato, propiciando total segurança para os turistas. Este fundo especial é uma janela incrível de onde é possível observar o fundo do mar, e sua vida marinha com tartarugas, peixes coloridos e ouriços.

O Barquário segue todas as normas de segurança exigidas pela marinha e ainda possuí flutuadores, coletes especiais para flutuação e máscaras de snorkel incluindo uma especial para quem tem dificuldade em respirar apenas pela boca. Equipamentos tanto para adultos quanto para as crianças aproveitarem ao máximo o passeio. Na praia, o Barquário para na areia facilitando o embarque e desembarque dos passageiros. Tudo para oferecer conforto, segurança e momentos inesquecíveis junto a natureza.

Fonte de informações: http://www.barquario.com.br/